sábado, 5 de novembro de 2011

Dia Zer0 - Zer0 Day

Hoje abordaremos um termo utilizado em diversos textos encontrados na web, que geralmente falam sobre vulnerabilidades e falhas de segurança (brechas). O termo é "Dia Zer0" ou "Zer0 Day".

Para não se tornam repetitivo o termo, utilizaremos apenas "Dia Zer0"!

O que vem a ser "Dia Zer0"?

Praticamente todos os softwares disponíveis hoje no mercado possuem uma brecha de segurança, que geralmente são erros de programação, permitindo assim que pessoas má intencionadas se utilizem delas para causar algum tipo de dano, como infectar um PC e, na pior das hipóteses, roubar dados confidenciais.

Geralmente os criminosos se utilizam de engenharia reversa para descobrir quais falhas as atualizações corrigem e ai partem para o segundo passo, que é descobrir quais usuários ainda não aplicaram tal atualização e assim poderem explorá-la.

Uma brecha "dia zer0" é aquela que acaba sendo divulgada publicamente antes mesmo do desenvolvedor do software ter o seu conhecimento e assim, não ter tempo hábil para lançar uma correção. Quando se há ética, os pesquisadores informam os desenvolvedores sobre as brechas para que esses possam ter tempo hábil para lançar uma correção, antes da brecha ser publicada. Em outros casos, a brecha pode ser divulgada antes do conhecimento do desenvolvedor por alguns motivos: não ter conseguido contato com a equipe de segurança da empresa, tratamento que recebeu da empresa após o contato, ou simplesmente para ganhar atenção pública!! Nesses casos, a brecha também recebe o nome de "Dia Zer0".

Curiosidade: Porque dia zer0?

"Dia Zer0" é semelhante a "Dia D", pois marca um momento, uma data. O zer0 refere-se a data da publicação das informações sobre a falha, ou do uso da mesma em um ataque.

O dia da publicação de uma correção é o "dia um". Assim, "dia zer0" é todo o período que antecede o lancamento da uma correção para a falha de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário