Segundo estatísticas da Panda Security, esse número chega a 73 000 novas ameaças diariamente. A Collective Intelligence (CI), que é um motor de busca para segurança na web, recentemente atingiu 200 milhões de ameaças registradas na nuvem.
A CI se utiliza de usuários do antivírus gratuito da Panda, e também de outras empresas e colaboradores. A compania afirmou que a ferramenta registra diariamente 73 000 ameaças, entre worms, spyware, vírus e trojans. A ferramenta armazena essas informações em um banco de dados que hoje esta na casa dos 25 terabytes.
A média de ameaças criadas diariamente subiu de 55 mil em 2009 para 63 mil em 2010 e já bateu os 73 mil esse ano.
A Microsoft divulgou em maio que um em cada 14 downloads pode conter código de malware. Hoje em dia as mídias sociais, especialmente o Facebook, são as ferramentas de disseminação mais utilizadas para ludibriar o usuário.
"O escaneamento, classificação e desinfecção de malware em tempo real por meio da nuvem, é a única forma manter o ritmo em que os cibercriminosos estão distribuindo novas ameaças", disse Pedro Bustamante, consultor sênior de segurança da Panda Security. Ainda assim, a empresa reconhece que o inimigo é sofisticado e evolui a grandes passos, contando com muito apoio. "São organizações criminosas, estruturadas como uma empresa de médio ou grande porte."
"Eu não ficaria surpreso se alguns desses grupos também tiver laços políticos em alguns países do Leste Europeu por 'proteção' como forma de evitar serem derrubados", afirmou o consultor.
"Eu não ficaria surpreso se alguns desses grupos também tiver laços políticos em alguns países do Leste Europeu por 'proteção' como forma de evitar serem derrubados", afirmou o consultor.
Hoje em dia, todo cuidado é pouco ao efetuar downloads de arquivos e, principalmente, acessar sites que peçam dados pessoais através de redes não-seguras. As formas de se obter tais dados estão cadas vez mais sofisticadas e algumas inclusive já são capazes de "enganar" as ferramentas de segurança mais comum utilizadas no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário