quinta-feira, 9 de junho de 2011

Protegendo Sua Senha

Pare alguns minutos e pense: "Quantas senhas você tem hoje, memorizadas ou anotadas em pedaços de papéis, para acessar sistemas diferentes?". Hoje em dia temos diversas senhas, tais como senhas de banco, de email, caixa postal do celular, caixa postal do telefone fixo, para acessar o seu notebook ou desktop, no site de compras, etc etc..Podemos enumerar aqui dezenas de senhas para diferentes sistemas.

Muitas vezes, por questões de facilidade e até mesmo de memória, essas senhas são transformadas em uma única senha, ou seja, a mesma senha que acessa o email, acessa o computador, acessa o home banking, acessa a caixa postal, e assim por diante. Eis ai um prato cheio para que esta disposto a descobrir a sua senha!!! Pior ainda se essa mesma senha que acessa tudo, for algo óbvio, do tipo sua data de nascimento, o nome do seu cachorro, o nome de um dos seus filhos, sua data de nascimento, ou algo do tipo.

Para "ajudar", os sites que possuem o sistema de "esqueci minha senha", geralmente utilizam perguntas de segurança (que de segurança mesmo não tem nada) como "Nome do seu animal de estimação", "Nome da sua mãe", "Marca do seu primeiro carro", etc etc...Tais perguntas podem ser facilmente respondidas com a ajuda das infelizes redes sociais. Milhões de pessoas hoje em dia tem o costume de postar TUDO em orkut, facebook, entre outras, expondo assim seus dados pessoais, inclusive para pessoas mal-intencionadas.

Para evitar esse tipo de aborrecimento e ter, por exemplo, o seu email invadido e gerar todo tipo de transtorno que você possa imaginar, valem algumas dicas na hora de criar uma senha, principalmente quando estamos tratando de sistemas que armazenam informações importantes, como email ou conta bancária. São elas:
  • A senha deve conter pelo menos 8 caracteres;
  • Deve conter letras maiúsculas e minúsculas;
  • Deve conter também números e caracteres especiais (quando permitido) como $, #, &;
  • Deve ser complexa, mas fácil de lembrar ao mesmo tempo: Por exemplo, crie uma frase e utilize as primeiras letras de cada palavra: Esse é um blog sobre segurança da informação; Dessa forma a senha ficaria: Eeubssi; Acrescente um número ao final ou troque o "E" pelo número 3. Também pode ser utilizada a técnica de pensar numa forma de desenho no teclado e assim gerar uma senha. Por exemplo: pense na forma da letra "L" a partir da tecla "R", dessa forma a senha ficaria "rfvbn"; Acrescente números e troque por algumas maiúsculas.
O que deve ser evitado nas senhas:
  • Informações óbvias e pessoais, como endereço residencial, data de aniversário, cpf, rg, cep, etc;
  • Palavras simples, encontradas em dicionários, pois essas podem ser descobertas facilmente através de técnicas de força bruta;
  • Caracteres consecutivos, como "abc" ou "123";
  • Centralizar a senha, ou seja, usar a mesma senha para acessar diversos sistemas;
  • Anotar suas senhas em papéis e mantê-los próximo ao seu computador.
E lembre-se: "Jamais divulgue sua senha. Ela é pessoal e intransferível!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário