Primeiramente, o que vem a ser de fato o "Roubo de Identidade" (Identity Thef)?
Conforme descrição do Wikipedia, é uma forma de fraude em que alguém finge ser alguém que não é, assumindo a identidade de tal pessoa, geralmente para obter recursos, informações, créditos (R$) ou benefícios no nome da pessoa que teve sua identidade roubada. Organizações e pessoas podem ser vítimas de tal fraude, e inclusive pessoas e empresas que fornceram o benefício ao ladrão de identidade, também passam a ser vítimas.
Por curisosidade, o termo surgiu um 1964, segundo o dicionário Oxford English Dictionary.
No link citado no parágrafo acima (Wikipedia), existe uma leitura bem completa sobre o assunto, que vale a pena ser lida.
Como percebe-se, esse tipo de fraude não é algo novo, porém as formas de se conseguir tais informações sempre estão se renovando, os ladrões de identidade sempre pensam em algo novo para enganar suas vítimas, algo conhecido como "Engenharia Social".
Muitas vezes as tentativas de roubo de identidade são direcionadas através de "Scam Email" ou "Phishing Scam", pois litaralmente eles pescam suas informações.
Para manter-se protegido e não ser enganado nesse tipo de fraude, vale ficar atento a alguns pontos:
1) Reconheça um SCAM: geralmente esses tipos de emails vêm como promessas de dinheiro fácil, sem precisar de muito esforço, ou até mesmo sem esforço algum; Apresentam negócios/oportunidades que são realmente atraentes, mas que ao mesmo tempo parecem ser boas demais para ser verdade; Solicita doações para um fundo após algum tipo de tragédia que tenha ocorrido no mundo real (furacões, terremotos, enchentes, etc); Erros de gramática!
2) Compras Online: Existem sites que são "fakes", sites falsos, que tem o único objetivo de conseguir que você preencha um formulário com suas informações pessoais, ou pior, que você cadastre os dados do seu cartão de crédito. Geralmente as compras efetuadas em tais sites nunca chegam aos seus compradores.
3) Email Pessoal: Crie senhas fortes para evitar que a senha do seu email seja descoberta por uma pessoa com intenções obscuras. Coloque caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, números, e que tenha oito ou mais dígitos. Também evite os lembretes de senhas óbvios, do tipo "nome da primeira empresa que trabalhou", "nome do seu cachorro", etc.
4) Ferramentas de Detecção: Existem algumas ferramentas que podem ajudar a identificar sites que tenham o propósito apenas de capturar suas informaçõe. Verifique os disponíveis através do Google.
Resumindo, sempre desconfie, não existe milagre para se ganhar dinheiro e nem ninguém tão bom ao ponto de não te conhecer e querer te doar uma fortuna!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário